PROJETO CEU NO ENSINO: UNIÃO ENTRE CONSUMIDORES, EMPRESAS E UNIVERSIDADES


 

Neste blog, deixamos registrada a submissão do Projeto CEU no concurso do Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério. Este concurso é realizado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). A iniciativa busca identificar e divulgar ações inovadoras no campo da educação.

A Universidade Federal de Campina Grande vem apresentar o Projeto CEU no ENSINO. O Projeto CEU tem por objetivo a união entre consumidores, empresas e universidades. É um macroprojeto onde integra a tríade do ensino, pesquisa e extensão. A proposta do PROJETO CEU NO eixo ENSINO é incentivar e fazer despertar no estudante de graduação uma visão empreendedora de farmácia de manipulação e indústria cosmética nas disciplinas Farmacotécnica II e Tecnologia de Cosméticos da UFCG. Neste projeto, eu, Profa. Dra. Juliana de Souza Alencar Falcão, e quatro parceiros colaboradores elaboramos uma nova proposta de ensino para as disciplinas mencionadas com a inserção de duas metodologias inovadoras no processo de ensino/aprendizagem em formato 100% remoto denominadas: Metodologia de Aprendizagem Ativa Digital (AAD) e Método Startup de Ensino (SE). Os parceiros colaboradores estão contribuindo nos seguintes eixos do projeto: no eixo da cosmetologia temos como parceira a Associação Brasileira de Cosmetologia/ABC representada por Jordana Bourguignon, no eixo farmácia magistral, a Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais/Anfarmag representada por Vagner Miguel, no eixo marketing a OroLab por Raoni Cusma e o eixo canvas representada pela UFCG/Design no nome da profa. Cleone Ferreira de Souza com apoio da Lozen Consultoria representada por Morganna Tito e Sebrae/PB por Heloísa Mirelli Moura.

As etapas desta capacitação envolvem: a análise do perfil profissional e análise do perfil emocional do graduando matriculado, desenvolvimento do banco de ideias com o calendário magistral e calendário da cosmetologia, seleção do funil de ideias, prototipação, elaboração do canvas e comunicação das ideias disruptivas. Todas as etapas de capacitação serão disponibilizadas pelas ferramentas digitais conforme a Metodologia de aprendizagem ativa digital.

O propósito da aplicação destas metodologias para as disciplinas é capacitar o aluno na gestão de conhecimento e gestão da inovação com visão galênica e/ou cosmética, tornando-o ativo no processo de aprendizagem, além de juntamente com a ABMES e parceiros colaboradores promover novas ações no ensino superior capazes de capacitar os futuros profissionais para a realidade do mercado de trabalho e ao mesmo tempo favorecendo a conexão entre Consumidores, Empresas e Universidades.

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