PROJETO CEU NO ENSINO: UNIÃO ENTRE CONSUMIDORES, EMPRESAS E UNIVERSIDADES
Neste blog, deixamos registrada a submissão do
Projeto CEU no concurso do Prêmio Top Educacional Professor
Mário Palmério. Este concurso é realizado pela Associação Brasileira de
Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). A iniciativa busca identificar e
divulgar ações inovadoras no campo da educação.
A Universidade Federal de Campina Grande vem apresentar o
Projeto CEU no ENSINO. O Projeto CEU tem por objetivo a união entre
consumidores, empresas e universidades. É um macroprojeto onde integra a tríade
do ensino, pesquisa e extensão. A proposta do PROJETO CEU NO eixo ENSINO é
incentivar e fazer despertar no estudante de graduação uma visão empreendedora
de farmácia de manipulação e indústria cosmética nas disciplinas Farmacotécnica
II e Tecnologia de Cosméticos da UFCG. Neste projeto, eu, Profa. Dra. Juliana de Souza Alencar Falcão, e quatro parceiros
colaboradores elaboramos uma nova proposta de ensino para as disciplinas mencionadas
com a inserção de duas metodologias inovadoras no processo de
ensino/aprendizagem em formato 100% remoto denominadas: Metodologia de
Aprendizagem Ativa Digital (AAD) e Método Startup de Ensino (SE).
Os parceiros colaboradores estão contribuindo nos seguintes eixos do projeto: no
eixo da cosmetologia temos como parceira a Associação Brasileira de Cosmetologia/ABC representada por Jordana Bourguignon,
no eixo farmácia magistral, a Associação
Nacional de Farmacêuticos Magistrais/Anfarmag representada por Vagner Miguel,
no eixo marketing a OroLab por Raoni
Cusma e o eixo canvas representada pela UFCG/Design no nome da profa. Cleone
Ferreira de Souza com apoio da Lozen Consultoria representada por Morganna Tito
e Sebrae/PB por Heloísa Mirelli Moura.
As etapas desta capacitação envolvem: a análise do perfil
profissional e análise do perfil emocional do graduando matriculado,
desenvolvimento do banco de ideias com o calendário magistral e calendário da
cosmetologia, seleção do funil de ideias, prototipação, elaboração do canvas e
comunicação das ideias disruptivas. Todas as etapas de capacitação serão disponibilizadas
pelas ferramentas digitais conforme a Metodologia de aprendizagem ativa digital.
O propósito da aplicação destas metodologias para as
disciplinas é capacitar o aluno na gestão de conhecimento e gestão da inovação
com visão galênica e/ou cosmética, tornando-o ativo no processo de aprendizagem,
além de juntamente com a ABMES e parceiros colaboradores promover novas ações
no ensino superior capazes de capacitar os futuros profissionais para a
realidade do mercado de trabalho e ao mesmo tempo favorecendo a conexão entre
Consumidores, Empresas e Universidades.

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