Ferramenta digital

 

Ferramenta digital



As ferramentas não param de se multiplicar. Com criatividade, boa parte delas podem ser usadas a favor da disciplina Farmacotécnica II e Tecnologia de Cosméticos. O segredo está muito mais no “como usar” do que de fato em “o que é a ferrramenta?”. É importante que o aluno com a orientação do professor determine o objetivo e a finalidade para inserir os programas digitais em suas propostas de ações, considerando o que oferece o melhor suporte na atividade específica. Quando falamos em ferramentas digitais, não estamos nos restringindo apenas aos aplicativos ou plataformas que podemos usar. Mas a própria “grande nuvem” em si pode ser um caminho para obter um resultado com SUCESSO. Seguem algumas ferramentas digitais:

PLATAFORMA

Plataformas digitais são tecnologias de informações que funcionam como modelos para gerar uma renda financeira. Trata-se de um ambiente online que conecta quem produz conteúdo a quem tem interesse na aprendizagem, permitindo uma relação de troca de informação, baseado em um leque de princípios e valores nos relacionamentos por conectar e aproximar pessoas. Podem ser usadas para trabalho, lazer e entretenimento. Esse valor, por sua vez, não é estático. Ele pode ir mudando conforme também evoluem as necessidades do usuário, que tem participação ativa na manutenção das plataformas digitais. As plataformas digitais chegaram com tudo para facilitar a comunicação e estreitar os laços comerciais, sociais e profissionais entre os seres humanos.

Sugestões de plataformas: Hotmart, Udemy, Clipescola, VideoCamp, Escola Digital, Plurall.  

CANAL YOUTUBE

O principal objetivo de criar um canal Youtube é ajudar pessoas, elaborando opções de canais de entretenimento, informação ou educação, por exemplo. Mas para tanto, é importante seguir algumas etapas:

1º – Criar a Pauta de Conteúdo

É com base no seu objetivo que você cria sua pauta de conteúdo. Se seu objetivo é educar as pessoas. Então, você vai precisar pensar em Tutoriais ou Dicas Práticas (máx. 5 min) para ensinar as pessoas do seu nicho.

2º – Criar a Identidade Visual

Dependendo do seu objetivo você vai criar sua identidade visual. Tudo é definido a partir do Objetivo.

3º – Formato do Conteúdo

É preciso pensar como irá editar o vídeo: animação, ambiente de gravação, com pessoas, somente imagens, etc.

4º – A Linguagem

O objetivo vai ser identificar o público. Se você quer atingir um público geral, o português pode sofrer alguns “ajustes”; agora se for educar um público mais seleto, um farmacêutico por exemplo, sua linguagem deve ser adequada ao setor.

BLOG

Um blog é uma página web cuja estrutura permite, de forma simples e direta, o registro cronológico, frequente e rápido das opiniões, emoções, gostos ou qualquer outro tipo de conteúdo do autor do blog. Um blog pode servir para vários objetivos, podendo ser utilizado como um diário pessoal on-line de comunicação entre pessoas com os mesmos interesses. Uma ferramenta digital alternativa para focar o conteúdo da sua página em textos, fotos, vídeos que podem relatar a sua experiência de aprendizagem durante a vivência da disciplina Farmacotécnica II.

Sugestão de plataformas para blog: Wordpress, Tumblr, Blogger, Weebly, Medium, Blog.com, LiveJournal, Svbtle.    

REDES SOCIAIS

As ferramentas digitais aproximam as pessoas. Que tal usar isso ao seu favor? É possível explorar projetos utilizando redes sociais como o Twitter, Instagran, Facebook, Pinterest, Linkedin, ao criar um microblog para debater temas, usando recursos multimodais como lives, vídeos, imagens e áudios, compartilhando e ensinando-os a ter criticidade digital.

Sugestão de Apps para edição de vídeo: Bigvu, InShot, Kinemaster, Movie clips

Sugestão de Apps para edição de imagem: Canva, Adobe Lightroom, Pixlr, Prisma, Facetune, Photoshop Mix, AfterLight, Polarr, Photoshop Fix, Lens Distortions, Photo Grid, MIX by Camera 360, Fotor, Glitch!, Aviary, Snapseed.        

PODCAST

É possível criar um Podcast com conteúdos da disciplina Farmacotécnica II e Tecnologia de Cosméticos. Para tanto, faz-se necessário elaborar um roteiro estruturado. Assim, iniciamos um rascunho da estrutura do roteiro.

Começamos escrevendo quais informações seriam lidas por quem, isto porque no caso podcast, queremos apresentar a voz de um ou mais locutores para o público. Um exemplo, pode-se elaborar um podcast com informações iniciais sobre um artigo. Mas, uma leitura de um artigo pode ficar chata para o ouvinte quando as informações são apresentadas de qualquer forma, sem um ritmo.

Então, podemos elaborar alguns parágrafos mais organizados com os dados do artigo. Neles, escrevemos exatamente o que falaríamos, em letras maiúsculas, pois fica mais fácil de ler enquanto estivermos gravando.

Marcamos as pausas com uma barra “/” para sabermos quando fazer uma pequena pausa no meio do texto e não trazer aquela sensação de algo que foi falado correndo só porque precisa ser falado. Queremos enfatizar as informações porque as achamos importantes.

Também marcamos os pontos finais com duas barras “//” para indicar que, naquela parte, o texto deve ser finalizado e possuir uma pausa um pouco maior, para mostrar que o assunto está mudando.

Depois, pensamos no debate que será feito no episódio. As nossas conversas sobre livro sempre levam horas, porém, não podemos deixar o episódio muito longo. Como poderíamos resolver isso? Queremos que as falas tenham ritmo de conversa, mas com uma certa linearidade de ideias.

Então, escolhemos os tópicos que queremos abordar e os colocamos depois das informações do artigo, sem uma fala definida, só o tópico, para que vejamos a respeito do que falaremos a seguir.

Por fim, gostaríamos de falar sobre como vemos a leitura de um artigo para a classificação indicativa, já que é um artigo da área profissional da farmácia, e como foi nossa experiência pessoal quando lemos pela primeira vez, ou seja, as dificuldades que encontramos e momentos que mais nos marcaram. Com isso, desenvolvemos um roteiro para estruturar o episódio.

Sugestão de roteiro para podcast:

Você está ouvindo o Farma Educa Saúde Podcast e eu sou a Profa. Juliana Alencar Falcão. No episódio de hoje, vamos falar sobre título.....

Caso o podcast tenha convidado

Para falar do tema convidamos o (a) especialista nome da pessoa e falar do CV

Seja bem vinda, nome...

Fazer a pergunta

Concluir a entrevista reportando ao objetivo e agradecer a colaboração do convidado e a presença dos ouvintes.

Sugestões de aplicativos de poscast:

Anchor é uma plataforma gratuita de criação de podcast.

O ACAST é um hub mobile para ouvir seus podcasts sob demanda.

O BLUBRRY é um dos maiores diretórios/networks de podcasts do mundo. Nele você terá fácil acesso a mais de 350 mil podcast do mundo inteiro. Gratuito

CASTBOX: Aplicativo para ouvir podcasts com integração ao Chromecast. Compartilhe podcasts, ví­deos, música e fotos para sua TV. Gratuito

O FEEDLY é um agregador que permite não apenas assinar podcasts, mas também você pode assinar qualquer tipo de feed e assim receber em primeira mão tudo o que você gosta de consumir. Gratuito

O FEEDREADER é uma das melhores alternativas ao Google Reader permitindo que você leia notícias e ouça podcasts. Gratuito

O NARRADORCAST é uma nova plataforma para ouvir podcasts e o melhor, desenvolvida por brasileiros. Nela é possí­vel ouvir seus podcasts preferidos a partir de qualquer navegador. Gratuito

O OVERCAST é um poderoso e simples player de podcasts, com funções como SmartSpeed, Voice Booster e Smart Playlists que lhe auxiliam a ouvir mais e novos podcasts. Gratuito

O POCKETCASTS é o melhor agregador de podcasts com diversas funções úteis e perfeita sincronicidade entre dispositivos e aplicação web. Gratuito

O Podcasts WP, app nativo do Windows Phone, te habilita a navegar, buscar, assinar, tocar, baixar e ouvir milhares de podcasts de todo o mundo. Gratuito

O PODFLIX é um espaço que reúne, num só lugar, diversos podcasts e facilita os adoradores desse meio de comunicação acessar os seus canais preferidos, assim como contribui também na divulgação e estatí­sticas dos podcasters. Gratuito

A TEIACAST é o mais antigo e um dos maiores diretórios de podcasts brasileiros, tendo atualmente em sua base mais de 1000 podcasts cadastrados. Gratuito

O TUNEIN APP é destinado para ouvintes de rádio. Também é possí­vel ouvir podcasts, mas o seu sistema agregador é um pouco diferente do habitual. Gratuito

O objetivo do YOUTUNER é descobrir se ao disponibilizar podcasts de forma mais fácil para leigos, os fará consumir a mí­dia em maior quantidade! Gratuito

MICROSOFT ZUNE download. Conheça e experimente o player de mí­dia premium da Microsoft. Gratuito

JOGOS E ANIMAÇÕES

A utilização de jogos no processo de transmissão de conhecimento, conhecido como “Gamification” ou “Gamificação”, funciona para despertar interesse, aumentar a participação, desenvolver criatividade e autonomia, promover diálogo e resolver situações-problema.

Sugestão de links:

https://cursos.dankicode.com/curso-dev-games?ref=R12474075U

http://escolabrasileiradegames.com.br/blog/como-criar-jogos-educativos

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO

Ferramentas como o Google docs e o Trello servem para gestão de atividades. Com essas ferramentas é possível criar avaliações, desenvolver atividades para casa, criar cruzadinhas, quiz, montar planilhas... além de serem ferramentas de colaboração que podem ser utilizadas de forma simultânea, desenvolvendo habilidades de leitura, escrita, raciocínio lógico e matemático, além de trabalhar de uma forma natural com a colaboração e empatia.

CURSOS GRATUITOS

As ferramentas digitais não precisam ser apenas usadas nas atividades voltadas para a disciplina Farmacotécnica e Tecnologia de Cosméticos. Você também pode utilizá-las para sua própria gestão de conhecimento e constante renovação da aprendizagem! Indico a capacitação do GOOGLE FOR EDUCATION.

Link: https://sites.google.com/computacao.ufcg.edu.br/ensino-tics-uascufcg/

Então, qual (is) ferramenta (s) você mais se identifica? Vamos ao trabalho, explorar uma ferramenta digital e aplicar na disciplina?






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