Ferramenta digital
Ferramenta
digital
As
ferramentas não param de se multiplicar. Com criatividade, boa parte delas podem
ser usadas a favor da disciplina Farmacotécnica II e Tecnologia de Cosméticos. O segredo está muito mais
no “como usar” do que de fato em “o que é a ferrramenta?”. É importante que o
aluno com a orientação do professor determine o objetivo e a finalidade para
inserir os programas digitais em suas propostas de ações, considerando o que oferece
o melhor suporte na atividade específica. Quando falamos em ferramentas
digitais, não estamos nos restringindo apenas aos aplicativos ou plataformas
que podemos usar. Mas a própria “grande nuvem” em si pode ser um caminho para obter
um resultado com SUCESSO. Seguem algumas ferramentas digitais:
PLATAFORMA
Plataformas
digitais são tecnologias de informações que funcionam como modelos para gerar
uma renda financeira. Trata-se de um ambiente online que conecta quem produz conteúdo
a quem tem interesse na aprendizagem, permitindo uma relação de troca de informação,
baseado em um leque de princípios e valores nos relacionamentos por conectar e
aproximar pessoas. Podem ser usadas para trabalho, lazer e entretenimento. Esse
valor, por sua vez, não é estático. Ele pode ir mudando conforme também evoluem
as necessidades do usuário, que tem participação ativa na manutenção das
plataformas digitais. As plataformas digitais chegaram com tudo para facilitar
a comunicação e estreitar os laços comerciais, sociais e profissionais entre os
seres humanos.
Sugestões
de plataformas: Hotmart, Udemy, Clipescola, VideoCamp, Escola
Digital, Plurall.
CANAL
YOUTUBE
O
principal objetivo de criar um canal Youtube é ajudar pessoas, elaborando opções
de canais de entretenimento, informação ou educação, por exemplo. Mas para
tanto, é importante seguir algumas etapas:
1º
– Criar a Pauta de Conteúdo
É
com base no seu objetivo que você cria sua pauta de conteúdo. Se seu objetivo é
educar as pessoas. Então, você vai precisar pensar em Tutoriais ou Dicas
Práticas (máx. 5 min) para ensinar as pessoas do seu nicho.
2º
– Criar a Identidade Visual
Dependendo
do seu objetivo você vai criar sua identidade visual. Tudo é definido a partir
do Objetivo.
3º
– Formato do Conteúdo
É
preciso pensar como irá editar o vídeo: animação, ambiente de gravação, com
pessoas, somente imagens, etc.
4º
– A Linguagem
O
objetivo vai ser identificar o público. Se você quer atingir um público geral,
o português pode sofrer alguns “ajustes”; agora se for educar um público mais
seleto, um farmacêutico por exemplo, sua linguagem deve ser adequada ao setor.
BLOG
Um
blog é uma página web cuja estrutura permite, de forma simples e direta, o
registro cronológico, frequente e rápido das opiniões, emoções, gostos ou
qualquer outro tipo de conteúdo do autor do blog. Um blog pode servir para
vários objetivos, podendo ser utilizado como um diário pessoal on-line de
comunicação entre pessoas com os mesmos interesses. Uma ferramenta digital alternativa
para focar o conteúdo da sua página em textos, fotos, vídeos que podem relatar
a sua experiência de aprendizagem durante a vivência da disciplina
Farmacotécnica II.
Sugestão
de plataformas para blog: Wordpress, Tumblr, Blogger, Weebly,
Medium, Blog.com, LiveJournal, Svbtle.
REDES
SOCIAIS
As
ferramentas digitais aproximam as pessoas. Que tal usar isso ao seu favor? É
possível explorar projetos utilizando redes sociais como o Twitter, Instagran,
Facebook, Pinterest, Linkedin, ao criar um microblog para debater temas, usando
recursos multimodais como lives, vídeos, imagens e áudios, compartilhando e
ensinando-os a ter criticidade digital.
Sugestão
de Apps para edição de vídeo: Bigvu, InShot,
Kinemaster, Movie clips
Sugestão
de Apps para edição de imagem: Canva, Adobe Lightroom,
Pixlr, Prisma, Facetune, Photoshop Mix, AfterLight, Polarr, Photoshop Fix, Lens
Distortions, Photo Grid, MIX by Camera 360, Fotor, Glitch!, Aviary,
Snapseed.
PODCAST
É
possível criar um Podcast com conteúdos da disciplina Farmacotécnica II e Tecnologia de Cosméticos. Para
tanto, faz-se necessário elaborar um roteiro estruturado. Assim, iniciamos um
rascunho da estrutura do roteiro.
Começamos
escrevendo quais informações seriam lidas por quem, isto porque no caso podcast,
queremos apresentar a voz de um ou mais locutores para o público. Um exemplo, pode-se
elaborar um podcast com informações iniciais sobre um artigo. Mas, uma leitura
de um artigo pode ficar chata para o ouvinte quando as informações são
apresentadas de qualquer forma, sem um ritmo.
Então,
podemos elaborar alguns parágrafos mais organizados com os dados do artigo.
Neles, escrevemos exatamente o que falaríamos, em letras maiúsculas, pois fica
mais fácil de ler enquanto estivermos gravando.
Marcamos
as pausas com uma barra “/” para sabermos quando fazer uma pequena pausa no
meio do texto e não trazer aquela sensação de algo que foi falado correndo só
porque precisa ser falado. Queremos enfatizar as informações porque as achamos
importantes.
Também
marcamos os pontos finais com duas barras “//” para indicar que, naquela parte,
o texto deve ser finalizado e possuir uma pausa um pouco maior, para mostrar
que o assunto está mudando.
Depois,
pensamos no debate que será feito no episódio. As nossas conversas sobre livro
sempre levam horas, porém, não podemos deixar o episódio muito longo. Como
poderíamos resolver isso? Queremos que as falas tenham ritmo de conversa, mas
com uma certa linearidade de ideias.
Então,
escolhemos os tópicos que queremos abordar e os colocamos depois das
informações do artigo, sem uma fala definida, só o tópico, para que vejamos a
respeito do que falaremos a seguir.
Por fim, gostaríamos de falar sobre como vemos a leitura de um artigo para a classificação indicativa, já que é um artigo da área profissional da farmácia, e como foi nossa experiência pessoal quando lemos pela primeira vez, ou seja, as dificuldades que encontramos e momentos que mais nos marcaram. Com isso, desenvolvemos um roteiro para estruturar o episódio.
Sugestão de roteiro para podcast:
Você está ouvindo o Farma Educa Saúde Podcast e eu sou a
Profa. Juliana Alencar Falcão. No episódio de hoje, vamos falar sobre
título.....
Caso o podcast tenha convidado
Para falar do tema convidamos o (a) especialista nome da
pessoa e falar do CV
Seja bem vinda, nome...
Fazer a pergunta
Concluir a entrevista reportando ao objetivo e agradecer a
colaboração do convidado e a presença dos ouvintes.
Sugestões de aplicativos de poscast:
Anchor é uma plataforma gratuita de criação de podcast.
O
ACAST é um hub mobile para ouvir seus podcasts sob demanda.
O
BLUBRRY é um dos maiores diretórios/networks de podcasts do mundo. Nele você
terá fácil acesso a mais de 350 mil podcast do mundo inteiro. Gratuito
CASTBOX:
Aplicativo para ouvir podcasts com integração ao Chromecast. Compartilhe
podcasts, vídeos, música e fotos para sua TV. Gratuito
O
FEEDLY é um agregador que permite não apenas assinar podcasts, mas também você
pode assinar qualquer tipo de feed e assim receber em primeira mão tudo o que
você gosta de consumir. Gratuito
O
FEEDREADER é uma das melhores alternativas ao Google Reader permitindo que você
leia notícias e ouça podcasts. Gratuito
O
NARRADORCAST é uma nova plataforma para ouvir podcasts e o melhor, desenvolvida
por brasileiros. Nela é possível ouvir seus podcasts preferidos a partir de
qualquer navegador. Gratuito
O
OVERCAST é um poderoso e simples player de podcasts, com funções como
SmartSpeed, Voice Booster e Smart Playlists que lhe auxiliam a ouvir mais e
novos podcasts. Gratuito
O
POCKETCASTS é o melhor agregador de podcasts com diversas funções úteis e
perfeita sincronicidade entre dispositivos e aplicação web. Gratuito
O
Podcasts WP, app nativo do Windows Phone, te habilita a navegar, buscar,
assinar, tocar, baixar e ouvir milhares de podcasts de todo o mundo. Gratuito
O
PODFLIX é um espaço que reúne, num só lugar, diversos podcasts e facilita os
adoradores desse meio de comunicação acessar os seus canais preferidos, assim
como contribui também na divulgação e estatísticas dos podcasters. Gratuito
A
TEIACAST é o mais antigo e um dos maiores diretórios de podcasts brasileiros,
tendo atualmente em sua base mais de 1000 podcasts cadastrados. Gratuito
O
TUNEIN APP é destinado para ouvintes de rádio. Também é possível ouvir
podcasts, mas o seu sistema agregador é um pouco diferente do habitual.
Gratuito
O
objetivo do YOUTUNER é descobrir se ao disponibilizar podcasts de forma mais
fácil para leigos, os fará consumir a mídia em maior quantidade! Gratuito
MICROSOFT
ZUNE download. Conheça e experimente o player de mídia premium da Microsoft.
Gratuito
JOGOS
E ANIMAÇÕES
A
utilização de jogos no processo de transmissão de conhecimento, conhecido como
“Gamification” ou “Gamificação”, funciona para despertar interesse, aumentar a participação,
desenvolver criatividade e autonomia, promover diálogo e resolver
situações-problema.
Sugestão
de links:
https://cursos.dankicode.com/curso-dev-games?ref=R12474075U
http://escolabrasileiradegames.com.br/blog/como-criar-jogos-educativos
FERRAMENTAS
DE COLABORAÇÃO
Ferramentas
como o Google docs e o Trello servem para gestão de atividades. Com essas
ferramentas é possível criar avaliações, desenvolver atividades para casa,
criar cruzadinhas, quiz, montar planilhas... além de serem ferramentas de
colaboração que podem ser utilizadas de forma simultânea, desenvolvendo
habilidades de leitura, escrita, raciocínio lógico e matemático, além de
trabalhar de uma forma natural com a colaboração e empatia.
CURSOS
GRATUITOS
As ferramentas digitais não precisam ser apenas usadas nas atividades voltadas para a disciplina Farmacotécnica e Tecnologia de Cosméticos. Você também pode utilizá-las para sua própria gestão de conhecimento e constante renovação da aprendizagem! Indico a capacitação do GOOGLE FOR EDUCATION.
Link:
https://sites.google.com/computacao.ufcg.edu.br/ensino-tics-uascufcg/
Então,
qual (is) ferramenta (s) você mais se identifica? Vamos ao trabalho, explorar
uma ferramenta digital e aplicar na disciplina?



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